Wikipedia

Resultados da pesquisa

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA : Cor ,raça,cultura.

Sancionada em 09 de janeiro de 2003, a Lei 10.639 instituiu o dia 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra. De acordo com o texto aprovado pelo Governo Federal, ele deve estar presente no calendário escolar das escolas públicas e privadas de todo o país, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.




Outro ponto importante, também sancionado pela Lei, foi que o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira passou a ser obrigatório nas escolas.

 O tema pode ser discutido em todas as matérias, entretanto, o maior destaque fica por conta de Educação Artística, Literatura e História Brasileira.
 O dia 20 de novembro não foi escolhido ao acaso. Nesta data, em 1695, faleceu uma das mais importantes lideranças negras da história brasileira. Zumbi foi líder do quilombo dos Palmares, atuando fortemente contra o sistema escravista e na busca pela liberdade de seu povo.


 Tudo isso com o objetivo de promover reflexões acerca do reconhecimento da luta e resistência dos negros ao longo da história do Brasil.
 Os alunos da Escola Júlia Seffer no dia 22 de novembro desenvolveram várias atividades em comemoração
A Consciência Negra fazendo uma reflexçao a respeito da expressão que designa a percepção histórica e cultural que os negros têm de si mesmos.

Fazendo abordagem nas tramas a representação da luta dos negros contra a discriminação racial e a desigualdade social.

Os primeiros africanos trazidos para o Brasil como escravos chegaram aqui em 1532 e o fim do tráfico negreiro deu-se em 1850, pela Lei Eusébio de Queiroz.

Após a abolição formal da escravidão no dia 13 de maio de 1888, a busca pela igualdade por direitos dos negros jamais cessou.
A discriminação, sentida em todas as áreas, tornou o negro excluído da sociedade, da educação e consequentemente, do mercado de trabalho.
Essa exclusão, através de muita luta, foi aos poucos se diminuindo e o negro foi encontrando lugar nos esportes e artes, mas não tinha acesso à universidade, por exemplo.
Deste modo, era preciso um dia para lembrar desta manifestação constante que os negros realizam para serem aceitos da mesma forma que os brancos no Brasil.
Racismo simboliza qualquer pensamento ou atitude que segrega as raças humanas considerando-as hierarquicamente como superiores e inferiores.
No Brasil, ele é fruto da era colonial e escravocrata estabelecida pelos colonizadores portugueses.


Um belo trabalho,parabéns a todos!!! 

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

PROJETO MEIO AMBIENTE NA ESCOLA: Combatendo a Dengue

O Aedes Aegypti é o mosquito transmissor da Dengue, da Zika, da Chikungunya e da Febre Amarela urbana. Ele é originário da África, seu tamanho é menor que os mosquitos comuns, tem o corpo preto com riscos formando um pequeno desenho semelhante a uma taça no tórax e listras brancas na cabeça e nas pernas. Suas asas são translúcidas e o ruído que produzem é praticamente inaudível ao ser humano.
O macho, como os de qualquer espécie, alimenta-se exclusivamente de frutas. Já a fêmea, necessita de sangue para o amadurecimento dos ovos, que são depositados em recipientes artificiais, tais como: latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas ou quaisquer outros objetos que possam armazenar água de chuva. O mosquito pode procurar ainda criadouros naturais, como: bromélias, bambus e buracos em árvores.

“Aedes aegypti, tão pequeno, mas grande  inimigo”.  Tendo em vista o aumento de casos em nosso país, é importante sabermos que a doença pode ser evitada e como combatê-la, despertando a comunidade para os cuidados preventivos.
A saúde é um direito do cidadão. A escola deve fornecer ao aluno informações para que possa perceber os sintomas das doenças e tomar providências necessária.
A fim de ajudar nesta consciencialização os alunos  do 3º Ano do Fundamental da professora Ana Claudia Leal, juntaram suas forças na manhã desta quinta feira 14/11/19 e foram em busca de materiais jogados pela escola.A AÇÃO  faz parte do Projeto MEIO AMBIENTE NA ESCOLA: Combatendo a degue.A atividade envolveu toda a comunidade escola. sendo gratificante para os aluno  participarem deste processo de conscientização.
OBJETIVO DO PROJETO
  1. Fazer os alunos conhecerem a doença Dengue e seu transmissor .
  2. Identificar as condições sanitárias associadas as suas ocorrencias.
  3. Identificar as formas de contágio e prevenção ,assim como os sinais ,sintomas e cuidados básicos para a cura.
  4. Despertar atitudes de responsabilidade em relação as necessidades de saúde coletiva ,colaborando com seus diversos grupos de inserção em ações de promoção ,proteção e recuperação da saúde.




CULMINÂNCIA

  1. PALESTRA DOS AGENTES MUNICIPAIS DE SAÚDE NA ESCOLA.
  2. PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NA COLETA SELETIVA NA ESCOLA

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
  1. PALESTRA : O MOSQUITO TRANSMISSOR DA DENGUE.
  2. BRINCANDO E APRENDENDO : Confecções de cartazes
  3. ESTUDO DE TEXTOS : de onde vem e como é o AEDES AEGYPTI.
  4. EXEBIÇÃO DE VIDEOS SOBRE A DOENÇA.
  5. INFORMATIVO
  6. ENTREGA DE FOLDERS
  7. SOCIALIZAÇÃO DOS ALUNOS.
PARABÉNS ALUNOS E PROFESSORA ANA PELA BONITA INICIATIVA.