Wikipedia

Resultados da pesquisa

terça-feira, 24 de setembro de 2019

OFICINA GÊNEROS TEXTUAIS

 OFICINA GÊNEROS TEXTUAIS

Os alunos do 6º Ano Turmas manhã/tarde da professora Rosilda da disciplina Língua Portuguesa estão desenvolvendo nos espaços da escola a recriação da História "Filha do Sol e da Lua" do livro "Histórias Africanas" recontada por Ana Maria Machado.Objetivo da oficina, que faz parte das atividades do Plano de Ação Evidencia da escola visa despertar e resgatar no alunado o gosto pela leitura escrita, hábito hoje tão duramente golpeado pelo advento da era digital. 
 

        GÊNERO É UMA FERRAMENTA, COMO FERRAMENTA RESULTA EM DOIS  EFEITOS   DIFERENTES DE APRENDIZAGEM: 


  •   Amplia as capacidades individuais do usuário;
  •   Amplia seu conhecimento a respeito do objeto sobre o qual a ferramenta é utilizada. 
   Ao utilizarmos um machado, nós não apenas aprendemos como usá-lo cada vez melhor, mas também passamos a saber mais sobre a dureza da madeira e dos troncos.

 
 
  No plano da linguagem, o ensino dos gêneros textuais além de ampliar a competência linguística e discursiva dos alunos, aponta-lhes inúmeras formas de participação social que eles, como cidadãos podem ter fazendo uso da linguagem. 


 


PRODUÇÃO DO TEXTO
     A recriação ocorre a partir da releitura dos textos. Neste processo de releitura o aluno faz um resumo dos assuntos abordados; um relatório da temática do ‘livro Histórias Africanas"organizando seu pensamento com as devidas observações. (em grupo, por amostra, individualmente...)Após a primeira avaliação, o aluno irá refazer o texto melhorando o que foi observado na primeira versão. 
 

 
   Numa perspectiva de gêneros textuais, que leva em conta a linguagem como interação social, a produção de textos não se restringe ao ambiente de sala de aula, nem à simples correção feita pelo professor. 


 


  O texto não é visto como produto, mas como processo. Nesse sentido, entende-se a leitura e produção de textos como uma atividade de interação, que envolve alguns elementos básicos da situação discursiva:




 
 

  Interlocutores, finalidade, os papéis sociais, as condições de produção, quando, onde, pra quem, de quem,etc...



 

 
O aluno deve ter em conta que o destino final de seu texto é a própria escola.




PARABÉNS PROFESSORA ROSILDA!!!

PARABÉNS ALUNOS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário