Wikipedia

Resultados da pesquisa

terça-feira, 30 de abril de 2019

TOUR UNAMA: RESIDENCIA ACADEMICA






Os alunos do 3º ano da Escola Júlia Seffer  tiveram na tarde do dia 30/04/2019 a oportunidade do Evento Tour UNAMA. O evento, tem com objetivo principal apresentar os cursos oferecidos pela Instituição aos  estudantes do Ensino Médio.
Os alunos puderam visitar vários  laboratórios Administração,Comunicação,Publicidade,Pedagogia. Além disso, eles receberam orientações com os acadêmicos de psicologia
 
De acordo com os coordenadores da UNAMA, a atividade é importante para os estudantes conhecerem um pouco mais sobre os cursos. “A UNAMA recebe os alunos do ensino médio com grande satisfação, pois acreditamos que é uma oportunidade para eles conhecerem a Instituição e os cursos que oferecemos, além de ajudá-los quando surgirem dúvidas de qual curso eles irão ingressar”, afirmou um dos coordenadores.

REUNIÃO DE PAIS AEE


Dando continuidade ao PROJETO ESCOLA FAMÍLIA UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADA foi realizado no dia 27/04/19 um encontro com objetivo de favorecer o processo de inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais ,matriculados no Ensino Fundamental e Médio Júlia Seffer de maneira efetiva e verdadeira.
No encontro foi apresentado a comunidade escolar ,com vídeos  de sensibilização e explicação da Lei Brasileira de Inclusão.
Pontos abordados
  • Fique por dentro -TEA: Palestra e Dinamica "Quem sou eu"
  • Fique por dentro- Deficiência Intelectual-construção de painel informativo
  • Fique por dentro- Surdez -conversação 
  • Fique por dentro -Deficiência Visual - vivência das dificuldades  
  • Fique por dentro - Dislexia : Figura Humana
A realização desse projeto favorece a abertura de um espaço para reflexão e o dialogo sobre as diferenças e sobre o respeito mútuo,desenvolvendo as habilidades sociais no ambiente escolar.
Esse canal de comunicação proporciona oportunidade para esclarecimento ,mudanças de atitudes ,colaboração e flexibilidade no relacionamento interpessoal ,principalmente dentro de cada turma.


sexta-feira, 26 de abril de 2019

PALESTRA EDUCAÇÃO E RESPEITO

Conversando com os alunos do Fundamental sobre a importância do respeito

No dia 26 de abril grupos de parceiros da escola , ministraram uma palestra em sala de aula com o tema “Respeito e Educação”.
Foi enfatizado que respeitar é importar-se com o próximo, e é muito importante tratar o outro com atenção e consideração.
  Os palestrantes  reforçaram que o respeito é fundamental em todas as nossas relações e em todos os momentos.
Os alunos participaram atentamente e contribuíram com muitas perguntas ao final de cada palestra.

Respeito às diferenças

O amor ao outro e o respeito às diferenças é umas das lições a serem ensinadas desde os primeiros anos de vida. Sabemos que não basta apenas a educação formal, as regras que aprendemos na escola. Precisamos ensinar os pequenos a viverem de forma pacífica na sociedade e a compreender que existem diferentes culturas, estilos de vida e formas de ver o mundo, que vão além dos nossos costumes familiares. 

Respeito ao espaço

Recentemente, discussões acerca da implantação de ciclovias e ciclofaixas nas cidades, dividiram opiniões. Este é um ótimo exemplo para você conversar sobre espaço com seu pequeno. Independente do meio que você se utiliza para se locomover, o debate sobre a existência ou não de uma ciclovia deve ser civilizado, educado, estudioso e com respeito entre as partes, sabendo que, o espaço público pertence a todos. Resumindo, trata-se de explicar às crianças que o mundo é um lugar para todos e que a principal premissa para o sucesso de uma comunidade é saber que não podemos invadir o espaço do outro, pensando apenas no que queremos. É preciso olhar para o outro e para o mundo em si (natureza, animais, pessoas), pensando no bem estar coletivo. Afinal, minha felicidade depende da felicidade dos outros à minha volta.

Respeito aos animais

Você já deve ter ouvido por aí que ter um animalzinho em casa ensinará muito sobre responsabilidade ao seu pequeno. Mas, para que isso seja uma verdade é preciso que a família cuide e ensine o pequeno a cuidar também. Não apenas de forma a suprir as necessidades básicas como segurança, alimentação e higiene, mas também com boas doses de amor e carinho!  Além disso, cada animal tem seu papel e sua importância no planeta, assim como nós!

Um planeta melhor

A responsabilidade de fazer com que o mundo seja um lugar melhor para todos, é nossa também. Ser uma referência para seu pequeno é indispensável para que ele se torne um adulto ético e cuidadoso com seu meio. Ser a referência não é apenas dizer como ele deve se comportar perante algumas situações, mas tentar agir de forma condizente. O exemplo é um fator importante na construção da identidade dos pequenos. O diálogo sobre as questões ambientais também é indispensável para que a visão do mundo, seja construída considerando as necessidades sociais e do nosso planeta. Pensar nessas questões, reflete não só no comportamento ambiental dos pequenos, mas também na forma com que eles irão guiar suas escolhas e traçar seu futuro.

quinta-feira, 25 de abril de 2019

VISÃO DE FUTURO

SER UMA ESCOLA DE REFERÊNCIA, RECONHECIDA POR OFERECER SERVIÇOS PEDAGÓGICOS DE QUALIDADE COM COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE.

VALORES


  •  VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES E ALUNOS.
  •   RESPONSABILIDADE SOCIAL.
  •   RESPEITO AOS PRINCÍPIOS EDUCACIONAIS.

MISSÃO DA ESCOLA JULIA SEFFER


Oferecer ensino de qualidade, desenvolvendo o senso de responsabilidade, respeito à diversidade do individuo e  ao ambiente, colaborando para a formação de cidadãos.
  •   Éticos,
  •   Críticos,
  •   Com visão ecológica da vida,
  • Capazes de enfrentar os desafios, numa sociedade em constante mudança.

SEMINÁRIO DE CFB

Atualmente compreender os conceitos Celular está ficando cada vez mais complicado, dados os rápidos avanços que são impulsionados pelo desenvolvimento das tecnologias. O ensino desse conteúdo vai ficando cada vez mais delicado, especialmente no Ensino Fundamental, pois a dimensão celular dificulta a compreensão da complexidade de seu mecanismo.Na Escola Júlia Seffer o professor Vinicius trabalhou com os alunos o tema em forma de Seminário. Os alunos ficaram responsáveis  em construir maquetes a fim de explorar ao máximo o conhecimento aprendido em sala de aula.A proposta do Seminário tem como objetivo  tornar a célula menos abstrata.Os recursos utilizados para confeccionar as figuras foram variados.Os alunos soltaram criatividade para apresentar ao professor o que tinham aprendido.A metodologia adotada pelo professor veio facilitar a compreensão do aluno sobre a morfologia e fisiologia celular.PARABÉNS PROFESSOR! ADOREI ALUNOS!

CELEBRANDO A PÁSCOA NA ESCOLA JULIA SEFFER

Muitos, conhecem a história da Páscoa como uma celebração a ressurreição de Cristo após sua morte e crucificação e também pelos diversos costumes que se criaram nesse período pascal, mas o que muitos não sabem é que esse período começa no domingo da ressurreição e termina no domingo de Pentecostes (com duração de 50 dias) e nos prepara para receber o Espírito Santo prometido.O nome Páscoa é de origem hebraica, da palavra Pessach que significa “passagem”, e leva esse nome pois antes de ser a festa da ressurreição, marcava o final do inverno e a chegada da primavera.Para os cristãos, a Páscoa simboliza a ressurreição de Cristo três dias após a sua morte na cruz e por isso é considerada um fundamento da fé cristã.Porém muitos vem a Páscoa como uma esperança viva dada por Deus ao homens e essa esperança está sempre envolvida por muitos símbolos e estão entre eles:
  • Cruz: simboliza a vitória de Jesus sobre a morte.
  • Pão e vinho: representa a vida eterna de Jesus. (em sua última ceia, Jesus ofereceu pão e vinho aos discípulos enfatizando que o pão era o seu corpo e o vinho era o seu sangue).
  • Cordeiro: simboliza Jesus Cristo por ter se sacrificado em prol do seu rebanho.
  • Óleos santos: simboliza o Espírito Santo e são representados pelos óleos sacramentais utilizados no batismo, crisma e em unções de enfermos abençoados por bispos e sacerdotes durante a Missa do Crisma que ocorre na Quinta-feira Santa.
  • Água: utilizada no Sábado Santo, simboliza a pureza e a renovação de Cristo.
  • Coelhos: símbolo da fertilidade. Está associado a capacidade que a Igreja tem de produzir novos discípulos e espalhar a mensagem de Cristo.
  • Ovos de Páscoa: simbolizam o nascimento para uma nova vida já que os cristãos do Oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa com essa intenção.

quarta-feira, 24 de abril de 2019

SOMOS TODOS IGUAIS NA DIFERENÇA


Todos diferentes, todos iguais." À primeira vista esta afirmação pode parecer confusa, até contraditória, mas, por mais incrível que pareça, não o é, pois a coexistência destas características é possível.O projeto desenvolvido na Julia Seffer durante os dias 16,17,22 e 23 de abril teve como ênfase a reflexão sobre as nossas diferenças e como somos iguais com estas diferenças.O ponto auto do projeto  foi o Laboratório Sensorial, onde os alunos foram sensibilizados a compreender como ocorre essa inclusão social.O projeto teve a participação da coordenadora Gloria ,professoras Michelle e Benigna. MEUS PARABÉNS! 

RECONHECIMENTO MUNDIAR

Mundiar aprova 149 alunos no vestibular/2019
A Seduc recebeu na manhã de ontem, 05, a visita de um grupo de alunos do Projeto Mundiar, da Escola Estadual Júlia Seffer, de Ananindeua. A escola comemora os bons resultados de aprovações nos vestibulares deste ano. Dos 17 alunos egressos do ensino médio, 14 passaram no vestibular, média maior do que a do ensino médio convencional.

No ano passado, 200 alunos do projeto entraram para a universidade em todo o estado. Em 2019, o balanço parcial já contabiliza 149 aprovados. O Mundiar é uma modalidade de ensino incumbida de combater a distorção idade-ano escolar de alunos do Ensino Fundamental e Médio no Estado. São alunos que estão fora da faixa etária regular de escolaridade e buscando a formação mais rápida para entrar logo no mercado de trabalho. No caso do ensino fundamental os estudos são completados em 24 meses, para alunos de 13 a 16 anos, enquanto que no ensino médio a conclusão ocorre em 18 meses para quem está iniciando o primeiro ano entre 17 e 20 anos.

Os estudantes são calouros de universidades públicas e privados do Estado, uma conquista até pouco tempo inalcançável para a maioria deles. Durante a visita eles contaram as histórias de superação e o significado desse novo momento a vida de cada um. Noeli Ribeiro, de 19 anos, foi aluna do Mundiar depois de repetir duas vezes o segundo ano. A caloura do curso de nutrição, da Unama, tinha julgava a modalidade para quem não conseguia estudar e não queria aprender. “Tenho vontade de abrir um restaurante e ser nutricionista dele, de agora em diante é só crescer”, diz Noeli.

A Lucicleia Soares, 19, passou no curso e logística depois de estudar no Mundiar por insistência da mãe. Para ela, a classe teve o diferencial de estudar de forma unida e dando suporte um para outro. Já o Ronald, calouro de gestão comercial, diz que o incentivo do grupo e professores foi fundamental para não desistir dos estudos.  “A professora ajudava muito, sou a prova que não podemos desistir e que com foco a gente chega onde quiser”, considera. Para Jonatan Mateus, 19, passou em educação física. No início não queria fazer o Mundiar, e mesmo depois pensou em desistir. Com a ajuda da professora, ele passou a aceitar o curso e a tomar gosto pelos estudos.

Para os alunos, o suporte pedagógico e o tratamento feito pela professora Graciete Reis, fez toda a diferença para gerar autoconfiança e insistir na aprendizagem. “O Mundiar é uma metodologia diferenciada, que requer um projeto pedagógico adequado à realidade social do aluno.Precisa entender o aluno, incentivar e tirá-los da inércia, a união da turma focada na autoestima é fundamental para obter resultados positivos”, afirma a professora. A visita foi acompanhada, ainda, pela supervisora do Projeto Mundiar da Escola Estadual Júlia Seffer, Hilda Duarte.

SEMANA DOS POVOS INDÍGENAS 2019

A Coordenação de Educação Escolar Indígena, tem por objetivo levar as
Escolas da Rede Estadual o conhecimento da História e Cultura Indígena
assegurados pela Lei LEI Nº 11.645, DE 10 MARÇO DE 2008.
Neste Sentido, foi realizado no dia 16 de abril na Escola Júlia Seffer uma programação alusiva ao Dia do Indío .Tendo apresentação de trabalhos dos alunos do Mundiar dos turnos manhã e tarde.
A programação  da coordenação visa levar aos estudantes
o cotidiano indígena, suas atividades culturais, desafios contemporâneos,
alimentação, entre outros; através de vários recursos, palestras, vídeos,
exposições e rodas de conversa. Neste ano a coordenação teve como novo ponto de diálogo a
presença dos Indígenas Venezuelanos Waraos na Região Metropolitana de
Belém, para que a comunidade escolar possa continuar a acolher, respeitar e
praticar a interculturalidade.
A direção da Escola Júlia Seffer agradece a valiosa troca de experiência. MUITO OBRIGADA!

NOVOS CALOUROS 2019

Mais uma etapa vencida: a aprovação no vestibular! Desde que começamos a viver, estamos sempre aprendendo, sempre ultrapassando obstáculos e de degrau em degrau, vamos passando de uma etapa a outra na vida.

O vestibular representa para nós a entrada em um mundo profissional. O vestibular é para a nossa vida profissional o primeiro passo de uma criança: damos o primeiro passo e entramos na faculdade. A partir daí um novo mundo de conhecimento se abre para nós até chegar o tão sonhado dia em que recebemos o diploma e podemos exercer com honra e ética a profissão que escolhemos.

Parabéns pela sua aprovação no vestibular! Que este novo percurso que se inicia agora lhes tragam muito crescimento e aprendizado. Tenham muito sucesso na sua vida. Estaremos sempre torcendo por você e vibrando com cada uma das suas conquistas! FAMÍLIA SEFFERIANA.

PALESTRA SOBRE DEPRESSÃO



A Escola Júlia Seffer, objetivando sempre manter a excelência na educação e compreendendo o momento atual da sociedade, decidiu buscar parceria e debater sobre o assunto "depressão" para melhor atendimento aos alunos.Sabendo a responsabilidade da parceria Família e Escola para proporcionar aos nossos educandos uma qualidade de vida completa, não só educacional, mas, principalmente, emocional.Organizamos um ciclo de palestras em todas as turmas do Fundamental I,Fundamental II dos turnos manhã e tarde.
Explorar a vivência das crianças e adolescentes nos contextos das escolas e de seus lares foi a tônica da palestra.

terça-feira, 23 de abril de 2019