Mundiar aprova 149 alunos no vestibular/2019
A Seduc recebeu na
manhã de ontem, 05, a visita de um grupo de alunos do Projeto Mundiar,
da Escola Estadual Júlia Seffer, de Ananindeua. A escola comemora os
bons resultados de aprovações nos vestibulares deste ano. Dos 17 alunos
egressos do ensino médio, 14 passaram no vestibular, média maior do que a
do ensino médio convencional.No ano passado, 200 alunos do projeto entraram para a universidade em todo o estado. Em 2019, o balanço parcial já contabiliza 149 aprovados. O Mundiar é uma modalidade de ensino incumbida de combater a distorção idade-ano escolar de alunos do Ensino Fundamental e Médio no Estado. São alunos que estão fora da faixa etária regular de escolaridade e buscando a formação mais rápida para entrar logo no mercado de trabalho. No caso do ensino fundamental os estudos são completados em 24 meses, para alunos de 13 a 16 anos, enquanto que no ensino médio a conclusão ocorre em 18 meses para quem está iniciando o primeiro ano entre 17 e 20 anos.
Os estudantes são calouros de universidades públicas e privados do Estado, uma conquista até pouco tempo inalcançável para a maioria deles. Durante a visita eles contaram as histórias de superação e o significado desse novo momento a vida de cada um. Noeli Ribeiro, de 19 anos, foi aluna do Mundiar depois de repetir duas vezes o segundo ano. A caloura do curso de nutrição, da Unama, tinha julgava a modalidade para quem não conseguia estudar e não queria aprender. “Tenho vontade de abrir um restaurante e ser nutricionista dele, de agora em diante é só crescer”, diz Noeli.
A Lucicleia Soares, 19, passou no curso e logística depois de estudar no Mundiar por insistência da mãe. Para ela, a classe teve o diferencial de estudar de forma unida e dando suporte um para outro. Já o Ronald, calouro de gestão comercial, diz que o incentivo do grupo e professores foi fundamental para não desistir dos estudos. “A professora ajudava muito, sou a prova que não podemos desistir e que com foco a gente chega onde quiser”, considera. Para Jonatan Mateus, 19, passou em educação física. No início não queria fazer o Mundiar, e mesmo depois pensou em desistir. Com a ajuda da professora, ele passou a aceitar o curso e a tomar gosto pelos estudos.
Para os alunos, o suporte pedagógico e o tratamento feito pela professora Graciete Reis, fez toda a diferença para gerar autoconfiança e insistir na aprendizagem. “O Mundiar é uma metodologia diferenciada, que requer um projeto pedagógico adequado à realidade social do aluno.Precisa entender o aluno, incentivar e tirá-los da inércia, a união da turma focada na autoestima é fundamental para obter resultados positivos”, afirma a professora. A visita foi acompanhada, ainda, pela supervisora do Projeto Mundiar da Escola Estadual Júlia Seffer, Hilda Duarte.


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