Wikipedia
Resultados da pesquisa
segunda-feira, 6 de maio de 2019
AÇÃO MUTIRÃO DE ORGANIZAÇÃO BIBLIOTECA
A leitura é um ato de grande importância no processo de aprendizagem do ser humano, e para incentivar e fazer com que os jovens criem o habito da leitura, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (Siebe), está realizando o projeto “Ação Extraordinária em Regime de Mutirão”, com o objetivo de revitalizar e ambientar bibliotecas de escolas estaduais. As técnicas bibliotecárias Lucidalva Barroso e Eliana Lima são as responsáveis por essa ação e já revitalizaram duas bibliotecas este ano. No momento a biblioteca da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Julia Seffer, em Ananindeua, passa por esse processo que está na fase final.
Criado em 2015, o Siebe é o responsável por desenvolver programas, projetos de incentivo à leitura, pesquisa e acesso à informação mediada por professores e bibliotecários. O processo é feito no primeiro semestre de cada ano. As bibliotecárias começam escolhendo uma biblioteca de cada USE (Unidade Seduc na Escola), que nunca tenha passado por nenhum processo de organização, em seguida dão início ao trabalho de revitalização do espaço. “Fazemos a retirada de materiais inutilizados, ambientação, catalogação, classificação e descarte de livros muito danificados e /ou não utilizados”, explica Lucidalva.
Para Eliana Lima, essa ação incentiva não só o aluno, mas também o professor na procura da informação. “Quando eles veem a biblioteca organizada, livros com a identificação correta, ficam ansiosos para poder pegar os livros para ler na escola e também levar para casa”, completou.
A ação vai até junho de 2019, nas escolas da Região Metropolitana de Belém. A partir do segundo semestre as técnicas bibliotecárias vão fazer a revitalização de bibliotecas nas URES (Unidades Regionais Seduc na Escola), levando incentivo à leitura para todo o Estado do Pará.
Assinar:
Postar comentários (Atom)







Nenhum comentário:
Postar um comentário