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quinta-feira, 23 de maio de 2019

PESQUISA VIOLENCIA NA ESCOLA




 Justificativa A convivência baseada no respeito e na solidariedade tem sido algo cada vez mais desafiador em nossa sociedade, pois os interesses coletivos vêm sendo substituídos gradativamente por padrões individualistas. Por isso, trabalhar com o resgate de valores e a mediação de conflitos tornou-se algo primordial para construir um bom clima na escola e, dessa maneira, garantir bons resultados no processo de ensino e aprendizagem. O
PROJETO ESCOLA VIVA,COMUNIDADE ATIVA visa amenizar manifestações de violência no contexto escolar por meio do resgate de valores e da construção da cultura de paz.
 A equipe gestora: diagnosticar os focos e as causas de violência, criar espaços para 

 
A equipe gestora discussão e reflexão sobre o tema e garantir que a instituição seja um local onde todos desejam estar. 
Os professores  implementar estratégias pedagógicas para o trabalho com valores e a resolução de conflitos por meio do diálogo. 
Os alunos participar ativamente de momentos reflexivos e atividades que envolvem o resgate de valores e exercitar a tolerância, a solidariedade e a cooperação.






OBJETIVOS GERAIS:



  • Averiguar e refletir as causas da violência escolar :
  • Proporcionar atividades pedagógicas que desenvolvam a afetividade e a socialização;
  • Propor intervenções pedagógicas adequadas à valorização da vida e da paz;
  • Desenvolver no âmbito escolar a solidariedade, nas formas simples do diálogo, visando a paz;
  • Apresentar o regimento interno da instituição como forma dos pais tomarem ciência das atitudes que são aceitas ou não dentro da escola, dos direitos e deveres de cada um no processo educativo, preparando-os para o direcionamento das orientações a serem dadas aos filhos.
  • Discutir o tema amplamente para toda a escola, como forma de conscientização  em busca da paz;
  • Despertar o censo de responsabilidade e amor pelo patrimônio público, como sendo um bem de todos;
  • Promover um ensino de qualidade desertando a consciência cidadã;
  • Trabalhar  a transversalidade , desenvolvendo   o censo crítico  e noções de  responsabilidade para com a vida e o bem público.
  • Investigar os fatores psicológicos que levam a prever a violência juvenil.
  • Refletir diferentes teorias que tratam da violência na escola como um dos fatores que acarretam a não aprendizagem.

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METODOLOGIA:


  • Envolver toda a escola na conscientização da importância da convivência de um ambiente de  paz.
  • Pesquisas em diferentes fontes bibliográficas e organização de trabalhos escritos.
  • Debate sobre o tema na sala de aula.
  • Desenvolver o espírito da paz e da solidariedade, com distribuição de textos e mensagens.
  • Exibir filmes e refletir as problemáticas da violência na escola.
  • Concurso da melhor redação sobre: “ A  paz na escola”; “ Diga não a violência”; , etc.
  • Considerar as relações sociais da comunidade escolar, que poderão ser sugeridos através de cartazes afixados no pátio da escola, portão de acesso, banheiros, a fim de lembrar os principais conceitos que estão sendo trabalhados. São eles: colocar-se no lugar do outro; promover o diálogo e a amizade; valorizar o que cada pessoa tem de positivo; administrar os problemas com atitudes de respeito e gentileza; não se calar diante da injustiça; não responder a violência com violência; interessar-se pela comunidade; ajudar ao próximo; cultivar a esperança; exercitar o perdão; zelar pelo patrimônio público  etc.
  • Culminância do projeto com diferentes atividades: palestras com convidados ou com os alunos, dramatizações de situações de violência que devem ser abolidas da escola e de situações que estimulem a paz,etc. 






     

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