FALANDO SOBRE A BNCC
A Base Nacional Comum Curricular
(BNCC) é um documento com caráter normativo que serve de referência para
a elaboração dos currículos de todas as escolas que ofertam educação
básica no País.
A fim de esclarecer aos alunos o que compete a BNCC e seus principais impactos e desafios para a educação no Brasil.
Foi explicado aos alunos que a base
orienta não apenas na construção dos currículos, mas na elaboração e
revisão das propostas pedagógicas, nas políticas para formação de
professores, nos materiais didáticos e avaliações. Para promover
a equidade por meio de uma formação integral do cidadão. Quando se fala de uma educação completa, trata-se não apenas do desenvolvimento intelectual, mas também social, físico, emocional e cultural, compreendidos como fundamentais para uma total construção do saber.
Através da BNCC, e com base nas aprendizagens essenciais para garantir uma formação integral, foram estabelecidas dez competências gerais que nortearão o trabalho das escolas e dos professores em todos os anos e componentes curriculares.
Além dos pontos citados acima, vale destacar que a base nacional fará com que todo o País fale a mesma língua por meio de uma estrutura única baseada em habilidades e competências.
A ideia, de forma geral, é que o aluno passe a aprender prioritariamente para a vida, e não exclusivamente para a prova.
A BNCC define dez competências gerais que englobam aspectos como:
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
3. Repertório cultural
4. Comunicação
5. Argumentação
6. Cultura digital
7. Autogestão
8. Autoconhecimento e autocuidado
9. Empatia e cooperação
10. Autonomia e responsabilidade
São contemplados elementos
cognitivos, sociais e pessoais a serem desenvolvidos pelos alunos. Se
aplicam a toda a área do conhecimento, independente do componente
curricular.
A ideia não é planejar uma aula
específica sobre as competências contempladas na base comum curricular,
mas articular a sua aprendizagem à de outras habilidades relacionadas às
áreas do conhecimento.
A priorização do desenvolvimento de
competências é muito mais moderno e efetivo do que olhar para o
desenvolvimento de um conteúdo específico.
Vale ressaltar que, a BNCC diz aonde
se quer chegar com a educação, mas os responsáveis pelos caminhos para
chegar até lá são os currículos.
Na imagem abaixo, você compreenderá como a estrutura ficou organizada:
Foi dado ênfase nas discussões com os alunos as competências e habilidades do Ensino Fundamental, áreas de conhecimento, competências específicas para cada área,
componentes curriculares, e competências exclusivas de cada componente. O
ensino médio não está estruturado no desenho pois ainda está em
discussão.
O regime colaborativo acaba abrindo portas para que
outros assuntos possam ser trabalhados de forma articulada, e não apenas
na elaboração do currículo.
Principais impactos e desafios
O impacto se dará não apenas na re(elaboração) dos currículos, mas nos processos de ensino e aprendizagem, gestão, formação de professores, avaliações e no próprio Projeto Político-Pedagógico (PPP).
Nesse momento, nos encontramos na
etapa 3 do processo de implementação da BNCC, e a partir de 2019 a etapa
4 deverá ser executada:
1. Estruturação da governança da implementação
2. Estudo das referências curriculares
3. Re(elaboração) curricular
4. Formação continuada
5. Revisão dos projetos pedagógicos
6. Materiais didáticos
7. Avaliação e acompanhamento de aprendizagem
1. Estruturação da governança da implementação
2. Estudo das referências curriculares
3. Re(elaboração) curricular
4. Formação continuada
5. Revisão dos projetos pedagógicos
6. Materiais didáticos
7. Avaliação e acompanhamento de aprendizagem
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Algumas das práticas previstas na
base comum curricular já estão sendo aplicadas de forma intuitiva na escolas, mas com a sistematização e o planejamento do processo
educacional, essas práticas serão aplicadas de maneira intencional e
impactarão muito mais alunos em todo o território nacional, principalmente ao que se refere a participação do aluno em todas as atividades através do processo de protagonismo juvenil e projeto de vida.
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