Wikipedia

Resultados da pesquisa

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

FALANDO SOBRE A BNCC



 FALANDO SOBRE A BNCC

  A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento com caráter normativo que serve de referência para a elaboração dos currículos de todas as escolas que ofertam educação básica no País.
A fim de esclarecer aos alunos o que compete a BNCC e seus principais impactos e desafios para a educação no Brasil.
Foi explicado aos alunos que  a base orienta não apenas na construção dos currículos, mas na elaboração e revisão das propostas pedagógicas, nas políticas para formação de professores, nos materiais didáticos e avaliações. Para promover  a equidade por meio de uma formação integral do cidadão. 
Quando se fala de uma educação completa, trata-se não apenas do desenvolvimento intelectual, mas também social, físico, emocional e cultural, compreendidos como fundamentais para uma total construção do saber.
Através da BNCC, e com base nas aprendizagens essenciais para garantir uma formação integral, foram estabelecidas dez competências gerais que nortearão o trabalho das escolas e dos professores em todos os anos e componentes curriculares.
Além dos pontos citados acima, vale destacar que a base nacional fará com que todo o País fale a mesma língua por meio de uma estrutura única baseada em habilidades e competências.
A ideia, de forma geral, é que o aluno passe a aprender prioritariamente para a vida, e não exclusivamente para a prova.

A BNCC define dez competências gerais que englobam aspectos como:
        1.  Conhecimento
        2.  Pensamento científico, crítico e criativo
        3.  Repertório cultural
        4.  Comunicação
        5.  Argumentação
        6.  Cultura digital
        7.  Autogestão
        8.  Autoconhecimento e autocuidado
        9.  Empatia e cooperação
10.  Autonomia e responsabilidade

São contemplados elementos cognitivos, sociais e pessoais a serem desenvolvidos pelos alunos. Se aplicam a toda a área do conhecimento, independente do componente curricular.
A ideia não é planejar uma aula específica sobre as competências contempladas na base comum curricular, mas articular a sua aprendizagem à de outras habilidades relacionadas às áreas do conhecimento.
A priorização do desenvolvimento de competências é muito mais moderno e efetivo do que olhar para o desenvolvimento de um conteúdo específico.
Vale ressaltar que, a BNCC diz aonde se quer chegar com a educação, mas os responsáveis pelos caminhos para chegar até lá são os currículos.
Na imagem abaixo, você compreenderá como a estrutura ficou organizada:
Foi dado ênfase nas discussões com os alunos as competências e habilidades do  Ensino Fundamental,  áreas de conhecimento, competências específicas para cada área, componentes curriculares, e competências exclusivas de cada componente. O ensino médio não está estruturado no desenho pois ainda está em discussão.
 
O regime colaborativo acaba abrindo portas para que outros assuntos possam ser trabalhados de forma articulada, e não apenas na elaboração do currículo.

Principais impactos e desafios

 

O impacto se dará não apenas na re(elaboração) dos currículos, mas nos processos de ensino e aprendizagem, gestão, formação de professores, avaliações e no próprio Projeto Político-Pedagógico (PPP).
Nesse momento, nos encontramos na etapa 3 do processo de implementação da BNCC, e a partir de 2019 a etapa 4 deverá ser executada:
        1.  Estruturação da governança da implementação
        2.  Estudo das referências curriculares
        3.  Re(elaboração) curricular
        4.  Formação continuada
        5.  Revisão dos projetos pedagógicos
        6.  Materiais didáticos
        7.  Avaliação e acompanhamento de aprendizagem



 .
Algumas das práticas previstas na base comum curricular já estão sendo aplicadas de forma intuitiva na escolas, mas com a sistematização e o planejamento do processo educacional, essas práticas serão aplicadas de maneira intencional e impactarão muito mais alunos em todo o território nacional, principalmente ao que se refere a participação do aluno em todas as atividades através do processo de protagonismo juvenil e projeto de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário