Wikipedia

Resultados da pesquisa

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

PROJETO FAMÍLIA NA ESCOLA

A parceria Família e Escola sempre foi um elo importantíssimo no desenvolvimento da aprendizagem de qualquer criança ou jovem adolescente. É preciso, portanto, que a família, seja ela que composição tiver, cumpra os seus deveres e que a Escola faça valer sua proposta pedagógica como meta, para que ambos possam atingir seus objetivos na formação das crianças. O primeiro passo para que isso aconteça é estabelecer regras que fortalecerão essa parceria permitindo que a aprendizagem dos filhos e alunos,tanto no lar quanto na escola.
Muitos especialistas são taxativos quando dizem ser a família a base de toda educação e formação, mesmo estando ela enfrentando mudanças em seu contexto social, econômico e de composição. A família de hoje não é mais considerada a célula master da sociedade,pois ela sofreu as transformações da sociedade moderna, mas, não deve ser retirada dela sua responsabilidade no ato de educar. "A mim me dá pena e preocupação quando convivo com famílias que experimentam a “tirania da liberdade” em que as crianças podem tudo:gritam, riscam as paredes, ameaçam as visitas em face da autoridade complacente dos pais que se pensam ainda campeões da liberdade.(PAULO FREIRE, 2000: 29)".A verdade é que a Escola sozinha não conseguirá levar a diante a responsabilidade de educar e ensinar, já que a responsabilidade maior da escola está em ensinar e a da família está em educar.A especificidade da Escola não pode ser desviada para funções que não é sua e o ensino deve ser aplicado para o crescimento intelectual, social e econômico de cada aluno,individualmente. Aos pais cabe todo o empenho de acompanhar a formação de seu filho desde o nascimento até a maioridade para que sua educação moral, de caráter e escolar sejam positivas, pois, a família é o fator que mais tem influência na educação. É de suma importância o comparecimento dos pais ao menos uma vez por semana na escola dos filhos, para saber como eles estão indo nos estudos, conversando com os professores e verificando a interação dos filhos com os colegas. Não basta apenas olhar caderno se perguntar como estão, é preciso participar, se fazer presente neste acompanhamento. 

 

Através dessas ações se efetiva a parceria que a escola precisa para ensinar com qualidade. 
 De acordo com Içami Tiba, a educação é um projeto, é algo que tem um caminho, que não pode ser simplesmente de qualquer forma.“Deve ser muito elaborada, pois é o futuro do filho e da família que estão em jogo...” Por isso, a ação de educar e ensinar devem ser compartilhados entre as duas instituições: família e escola. Ambas devem preparar nossos jovens para o exercício pleno da cidadania com dignidade e respeito, para serem pessoas que alcancem a felicidade e autonomia, de forma competente. Nesta máxima salientamos que: “toda aprendizagem é boa à medida que supera o desenvolvimento atual”.De acordo com a teoria dialética do conhecimento,considera-se que o aluno aprende, se apropria dos conteúdos históricos, e que por meio deste se intera da perspectiva histórica, transformando seu ensino em ato emancipatório, reconhecendo-se como sujeito de sua própria história.Por isso então a insistência para que os saberes nas escolas sejam significativos, porque são imprescindíveis para viver.Expõe-se a necessidade para a experiência e o conhecimento existente fora do contexto escolar(...)quando fazem sentidos, os conhecimentos parecem que nasceram com a gente. Então partindo da problemática da inserção mais efetiva da família na escola trabalhemos para que tudo seja direcionado para a construção de resultados mais positivos, por meio da ação educativa em conjunto e que busque viabilizar melhores resultados, através de uma reflexão que envolva todo o coletivo dos profissionais e família no processo educacional.
A comunidade escolar do turno da tarde Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Júlia Seffer atende um total 512 alunos aproximadamente, com nível de renda baixa, compostos por empregadas domésticas, diaristas, operários, catadores de reciclável, funcionários públicos, lavradores,pedreiros, pintores, artesãos, manicures, balconistas, aposentados, o que caracteriza uma comunidade pouco participativa no ambiente escolar, devido ao excesso de trabalho. Nesta composição observa-se alguns pais que ainda são analfabetos, alguns frequentadores do Eja, alguns com ensino médio incompleto e alguns com formação de nível superior. Nota-se por parte da comunidade a valorização do trabalho, para sobrevivência do que para formação acadêmica, o que então destacamos a falta de participação nos processos transformadores da escola, nesta interação escola família. Para Paulo Freire( 2000) o processo ensino aprendizagem inicia-se quando o educador está vivendo na comunidade dos educandos,observando suas vidas e pesquisando sobre a comunidade, deixando de ser educador para ser educador-educado.Partindo desta reflexão consideramos que a aprendizagem é uma somatória entre a realidade social, e o aprendizado, é a leitura crítica da realidade para nela atuar e transformá-la.
 A escola nos dias de hoje, tem sido palco da confirmação da desigualdade, pelos diversos instrumentos contidos no seu interior, como o acompanhamento familiar precário, a falta de interesse pelos assuntos escolares, a necessidade da sobrevivência, a destituição da família, a violência entre outros fazendo com que a mesma muitas vezes se sinta sozinha e com a responsabilidade sobre seus alunos não garantindo efetivamente sua conclusão precisa nos estudos. Partindo desta problemática os alunos do Ensino Fundamental e Médio protagonista e lideres de sala de aula com a participação da direção da escola .Elaboraram o Projeto Família tendo a primeira amostra no dia 14 de outubro no horário de 14h as 16h.No decorrer das atividades foram  apresentas pelos alunos varias atividades como palestra abordando a carência da comunidade escolar no cuidado e acompanhamento do aprendizado de seus filhos, a falta de envolvimento familiar nos assuntos pertinentes ao desenvolvimento escola ,bulliyng .
Tendo apresentação musical,dramatização e sorteios,ornamentação dos banheiros com usos de frases em espanhol para os pais se aproximarem do conteúdo que os filhos recebem na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário