A parceria Família e Escola sempre foi um elo importantíssimo no desenvolvimento da aprendizagem de qualquer criança ou jovem adolescente. É preciso, portanto, que a família, seja ela que composição tiver, cumpra os seus deveres e que a Escola faça valer sua proposta pedagógica como meta, para que ambos possam atingir seus objetivos na formação das crianças. O primeiro passo para que isso aconteça é estabelecer regras que fortalecerão essa parceria permitindo que a aprendizagem dos filhos e alunos,tanto no lar quanto na escola.
Através dessas ações se efetiva a parceria que a escola precisa para ensinar com qualidade.
De acordo com Içami Tiba, a educação é um projeto, é algo que tem um caminho, que não pode ser simplesmente de qualquer forma.“Deve ser muito elaborada, pois é o futuro do filho e da família que estão em jogo...” Por isso, a ação de educar e ensinar devem ser compartilhados entre as duas instituições: família e escola. Ambas devem preparar nossos jovens para o exercício pleno da cidadania com dignidade e respeito, para serem pessoas que alcancem a felicidade e autonomia, de forma competente. Nesta máxima salientamos que: “toda aprendizagem é boa à medida que supera o desenvolvimento atual”.De acordo com a teoria dialética do conhecimento,considera-se que o aluno aprende, se apropria dos conteúdos históricos, e que por meio deste se intera da perspectiva histórica, transformando seu ensino em ato emancipatório, reconhecendo-se como sujeito de sua própria história.Por isso então a insistência para que os saberes nas escolas sejam significativos, porque são imprescindíveis para viver.Expõe-se a necessidade para a experiência e o conhecimento existente fora do contexto escolar(...)quando fazem sentidos, os conhecimentos parecem que nasceram com a gente. Então partindo da problemática da inserção mais efetiva da família na escola trabalhemos para que tudo seja direcionado para a construção de resultados mais positivos, por meio da ação educativa em conjunto e que busque viabilizar melhores resultados, através de uma reflexão que envolva todo o coletivo dos profissionais e família no processo educacional.
A escola nos dias de hoje, tem sido palco da confirmação da desigualdade, pelos diversos instrumentos contidos no seu interior, como o acompanhamento familiar precário, a falta de interesse pelos assuntos escolares, a necessidade da sobrevivência, a destituição da família, a violência entre outros fazendo com que a mesma muitas vezes se sinta sozinha e com a responsabilidade sobre seus alunos não garantindo efetivamente sua conclusão precisa nos estudos. Partindo desta problemática os alunos do Ensino Fundamental e Médio protagonista e lideres de sala de aula com a participação da direção da escola .Elaboraram o Projeto Família tendo a primeira amostra no dia 14 de outubro no horário de 14h as 16h.No decorrer das atividades foram apresentas pelos alunos varias atividades como palestra abordando a carência da comunidade escolar no cuidado e acompanhamento do aprendizado de seus filhos, a falta de envolvimento familiar nos assuntos pertinentes ao desenvolvimento escola ,bulliyng .
Tendo apresentação musical,dramatização e sorteios,ornamentação dos banheiros com usos de frases em espanhol para os pais se aproximarem do conteúdo que os filhos recebem na escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário