PROJETO DE OLHO NO SAEB
Justificativa:
O presente Projeto de Olho no Saeb é uma iniciativa da equipe de educadores da Escola Júlia Seffer para ATINGIR as metas para trabalhar os indicadores da
Prova Brasil em Língua Portuguesa e Matemática, onde será aplicado pela
professora da turma da 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º Ano do Ensino Médio, no período da segunda a sexta feira.
CEINF NA ESCOLA
VISITA TÉCNICA
Espera-se
com esse trabalho contribuir para a melhoria da leitura, escrita
compreensão e interpretação de textos e na resolução de problemas de
modo significativo para os alunos, favorecendo na sua aprendizagem.
Objetivos:
· Desenvolver os conhecimentos lógicos matemáticos;
· Estimular a leitura, a escrita, interpretação de textos e problemas matemáticos;
· Desenvolver a oralidade;
· Localizar e inferir informações explícitas e implícitas em um texto;
· Inferir o sentido de uma palavra ou expressão;
· Identificar o tema e distinguir um fato da opinião.
Metodologia:
A metodologia utilizada para a realização deste projeto se valerá de:
- Trabalhar com descritores da Prova Brasil;
- Preparação de apostilas com textos e questões relacionadas aos descritores:
- Metas a serem alcançadas;
- Oficinas de leitura;
- Conversa com os alunos sobre a Prova Brasil;
- A necessidade de se prepararem para essa avaliação;
- Conversa com os pais de alunos sobre a Prova Brasil;
- Simulados (Língua Portuguesa e Matemática);
- História infantil e textos de diversos gêneros;
- Conversa dirigida a respeito da história e dos textos: interpretações, opiniões;
- Pedir que os alunos recontem a história utilizando à escrita e o desenho;
- Exercícios de fixação;
- Interpretação e compreensão de textos.
Pessoal envolvido:
Professora da turma, Alunos do 5º ano, 9º ano ano e 3º Ano do Médio,professores ,Diretora, Vice-diretores e Coordenadores.
Considerações Finais:
O Projeto de Olho no Saeb, busca de maneira simples e interativa,
despertar o interesse, participação e a aprendizagem dos alunos nas
aulas de Língua Portuguesa e Matemática. Acredita-se que o projeto seja
bastante produtivo e viável, pois, a Prova Brasil além de avaliar a
situação das redes de ensino brasileiras, também tem outra função que é
nortear decisões administrativas e pedagógicas nas escolas através dos
resultados e os educadores podem rever suas metodologias de ensino em
busca da melhoria da aprendizagem dos alunos.
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